Cicília Peruzzo fala sobre métodos e técnicas de pesquisa
28/09/2016 11:23 em Novidades
 
 
Com o tema “Pesquisas em Comunicação, Métodos e Técnicas”, a professora doutora Cicília Peruzzo, da Universidade Metodista de São Paulo, realizou a conferência de encerramento do X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, realizado em 26 e 27 de setembro. O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba aconteceu no Campus Cidade Universitária Prof. Aldo Vannucchi. 
A professora questionou métodos de pesquisa e como eles estão sendo apresentados, dando mais destaque aos resultados do que a aplicação dos métodos. “Os estudantes estão mais preocupados em publicar e divulgar as pesquisas. Isso é maçante, já que, cada vez mais, o trabalho de pesquisa vem sendo se tornando mais burocrático do que propriamente ativo”, destaca. Para a professora, todo aluno de pós-graduação precisa fazer uma pesquisa, isso mostra uma possibilidade de se ampliar o leque de pesquisas e também melhorar a qualidade das técnicas e métodos aplicados. 
Cicília encerrou com um conselho aos estudantes que estão iniciando trabalhos de pesquisas “Pensem bem na relevância do tema a ser investigado ‘No que esse tema vai ajudar na sociedade? ’, ‘No que ela pode ajudar no avanço da pesquisa da Comunicação? ’. Sempre pesquisar algo que seja realmente relevante para a sociedade”.

 
Texto: Vitor Rodrigues e Isabela Feijó (AgênciaJor/Uniso)
Foto: Vinícius Camargo (AgênciaJor/Uniso)
COMENTÁRIOS