Offline
Instituto Tecendo Infâncias destina 80% de seus investimentos em projetos e ações sociais à cidade de Itu
07/07/2023 08:39 em Novidades
Organização foi criada durante a pandemia e passou a atuar em 2022 fortalecendo políticas públicas e fomentando outras iniciativas em prol da primeira infância
O Instituto Tecendo Infâncias, organização pioneira na promoção do desenvolvimento integral da primeira infância e no combate à vulnerabilidade infantil, comemora os resultados alcançados ao longo do primeiro ano de atuação. Com foco em construir uma sociedade mais inclusiva, a instituição tem se dedicado a melhorar as condições de vida das crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, e injetou 80% dos investimentos na cidade.
A ideia de criar o Instituto Tecendo Infâncias surgiu na pandemia de Covid-19 e foi concretizada em janeiro de 2022. Maíra Gazzola e Adriano Schincariol, e seus filhos Laura e Lucas, alimentaram o desejo de criar um projeto que não se limitasse à ajuda emergencial exigida no período, mas queriam investir socialmente de forma estruturada e com um impacto social positivo a médio e longo prazo. A decisão então foi focar no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Itu (SP), e em todo o país.
As estratégias de atuação do Instituto são: fortalecer políticas públicas e sua governança intersetorial, fomentar um ecossistema engajado pela primeira infância, além de promover boas práticas de parentalidade e a produção de dados e conhecimento sobre a primeira infância.
O primeiro marco importante da instituição foi a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância de Itu (PMPI-Itu), um projeto concebido pelo Instituto em parceria com a sociedade civil. A aprovação do plano pela Câmara de Vereadores do município foi unânime. O PMPI-Itu estabelece metas e diretrizes para garantir o pleno cumprimento dos direitos das crianças e promover ações efetivas por parte das autoridades municipais.
Em ação
Uma das ações do plano foi a promoção de uma oficina de escuta qualificada para aproximadamente 400 gestores e educadores da educação infantil do município. O objetivo foi ressaltar a importância de ouvir as vozes das crianças e integrar suas percepções e aspirações no planejamento de políticas públicas.
Em novembro de 2022, o Tecendo Infâncias apoiou a campanha “Dia de Doar
Itu”, coordenada pela plataforma Abraço Social, e contou com a atuação conjunta das entidades da cidade. Outra ação realizada foi a “Feira da Generosidade”, que aconteceu no centro histórico de Itu, onde o Instituto criou um espaço para atividades e brincadeiras voltadas às crianças. Só nestes projetos foram 28 organizações da sociedade civil beneficiadas.
Outro projeto importante realizado foi o Mutirão de Saúde em Apotribu, em apoio à CURA Brasil, que atua na promoção do acesso a serviços de saúde em áreas vulneráveis. A parceria promoveu 411 atendimentos médicos a 195 pessoas em oftalmologia, ginecologia, fisioterapia, dermatologia e nutrição. Além de encaminhamentos para serviços de saúde do município, promoção social e atendimentos domiciliares.
O Instituto Tecendo Infâncias também se dedicou ativamente na conscientização da população e das autoridades sobre a importância dos direitos da criança e o impacto duradouro das experiências vividas nos primeiros anos de vida, realizando a Semana da Primeira Infância de Itu, que atraiu um público de mais 1.500 pessoas.
Impacto nacional
Ao longo do ano, o Instituto fortaleceu parcerias e promoveu a sistematização de conhecimentos em colaboração com o renomado Hub de Conhecimento Dara, do Rio de Janeiro. Uma plataforma foi criada para disseminar informação sobre o combate à pobreza, inclusão, saúde e desenvolvimento humano, com fácil acesso para todos.
Para a presidente do Instituto, Maíra Gazzola, os resultados são positivos. “Encerramos o ano com muito orgulho de nossas realizações, mas sabemos que os desafios continuam grandes. Acreditamos que conseguiremos fazer a diferença na vida de diversas famílias, não só no município de Itu, mas em outras regiões. Queremos mais resultados e mudanças significativas para a primeira infância, nos inspirando nas conquistas de parceiros e nos juntando a eles para transformar o nosso país.”
Por meio do apoio de parceiros engajados e da colaboração da sociedade como um todo, o Instituto Tecendo Infâncias continuará a promover mudanças significativas na vida das crianças e a construir um futuro mais promissor para o Brasil.
Para conferir o Relatório Anual 2022 das ações do Instituto Tecendo Infâncias, acesse: https://drive.google.com/.../1WN2...
Foto: Divulgação
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!