Lançado projeto para jovens com síndrome de Down
19/04/2017 06:45 em Novidades

 

O curso de Gastronomia deu início ao projeto de extensão “Chefes Especiais” a um grupo de crianças e jovens com síndrome de Down, em uma aula inaugural realizada no dia 11 de abril. Professores e alunos do curso participaram do evento, que também contou com a presença do professor Aldo Vannucchi, Assessor Especial da Reitoria.

Neste primeiro encontro, os participantes aprenderam a fazer abobrinha recheada, mousse de chocolate utilizando abacate e suco de laranja com beterraba. Ao final, serviram os pratos para seus pais e responsáveis.

O projeto contempla oito aulas práticas no Laboratório da Uniso sobre Culinária Saudável, Panificação, Confeitaria, Técnicas de Serviço e encerramento com um coquetel de caldos e sopas. As aulas estão sendo ministradas pelos professores Carlos Martins, Juliana Tonon, Mariana Galvez e Maria Ângela Severino, Coordenadora do curso, com o apoio de alunos de diversos períodos.

Os objetivos são promover a inclusão social, estimulando aspectos como a autonomia, a organização e a atenção, além de melhorar a autoestima. Para isso, inclusive, o grupo receberá a orientação do curso de Terapia Ocupacional, por meio da professora Soraya Diniz Rosa.

Clemira dos Santos comenta que essa iniciativa deverá contribuir com o desenvolvimento de sua filha Mariana, de 14 anos, especialmente no processo de alfabetização. Emocionado ao ver sua filha Beatriz, de 16 anos, no laboratório, o pai Amarildo também acredita no projeto. “Essa oportunidade vai abrir o horizonte, ela deverá se sentir útil, estimulada e acolhida”, destaca.

O projeto tem o apoio do Rotary Vergueiro de Sorocaba. Os participantes foram trazidos através do Projeto Fazendo Arte (associacaofazendoarte.blogspot.com.br), de iniciativa do ator e diretor Junior Mosko, que tem a finalidade de promover atividades artísticas e culturais como instrumento de transformação social.

Texto e fotos: Vivian Marques/ Assecoms-Uniso

 
 
 
Abertura do projeto, com a participação do prof. Aldo Vannucchi
 
Participantes com alunos e professores de Gastronomia

Aulas acontecem no Laboratório da Uniso

Na horta da Uniso, colhendo folhas de manjericão

Participantes recebem orientações de alunos de Gastronomia

Finalização do mousse de chocolate preparado com abacate

Profa. Maria Angela com uma das participantes

Prof. Carlos Martins orienta participante

Ao final, pratos foram servidos aos pais e responsáveis

Clemira e sua filha Mariana
 
 
COMENTÁRIOS