O curso de Gastronomia deu início ao projeto de extensão “Chefes Especiais” a um grupo de crianças e jovens com síndrome de Down, em uma aula inaugural realizada no dia 11 de abril. Professores e alunos do curso participaram do evento, que também contou com a presença do professor Aldo Vannucchi, Assessor Especial da Reitoria.
Neste primeiro encontro, os participantes aprenderam a fazer abobrinha recheada, mousse de chocolate utilizando abacate e suco de laranja com beterraba. Ao final, serviram os pratos para seus pais e responsáveis.
O projeto contempla oito aulas práticas no Laboratório da Uniso sobre Culinária Saudável, Panificação, Confeitaria, Técnicas de Serviço e encerramento com um coquetel de caldos e sopas. As aulas estão sendo ministradas pelos professores Carlos Martins, Juliana Tonon, Mariana Galvez e Maria Ângela Severino, Coordenadora do curso, com o apoio de alunos de diversos períodos.
Os objetivos são promover a inclusão social, estimulando aspectos como a autonomia, a organização e a atenção, além de melhorar a autoestima. Para isso, inclusive, o grupo receberá a orientação do curso de Terapia Ocupacional, por meio da professora Soraya Diniz Rosa.
Clemira dos Santos comenta que essa iniciativa deverá contribuir com o desenvolvimento de sua filha Mariana, de 14 anos, especialmente no processo de alfabetização. Emocionado ao ver sua filha Beatriz, de 16 anos, no laboratório, o pai Amarildo também acredita no projeto. “Essa oportunidade vai abrir o horizonte, ela deverá se sentir útil, estimulada e acolhida”, destaca.
O projeto tem o apoio do Rotary Vergueiro de Sorocaba. Os participantes foram trazidos através do Projeto Fazendo Arte (associacaofazendoarte.blogspot.com.br), de iniciativa do ator e diretor Junior Mosko, que tem a finalidade de promover atividades artísticas e culturais como instrumento de transformação social.
Texto e fotos: Vivian Marques/ Assecoms-Uniso