Offline
Encontros debatem Arte e Educação em quatro cidades
15/05/2017 19:50 em Novidades

O “Grupo de Estudo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar” (GREeCE), do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGE/Uniso), promoverá encontros em Sorocaba, Salto de Pirapora, Santos e Caldas/Minas Gerais, entre 16 de maio e 4 de junho.
Com o tema “Ritmos de Pensamento: dimensões poéticas da educação na vida cotidiana”, os eventos pretendem estabelecer conexões entre a pesquisa acadêmica e as áreas de cultura, arte e educação, reunindo artistas, pensadores, críticos, psicanalistas e educadores. A coordenação é da professora Alda Romaguera.
As atividades são abertas a todos os interessados e a programação completa pode ser conferida no site da Uniso e no facebook como Ritmos de Pensamento.

Clique aqui e confira a programação completa.

Programação - A abertura será em Sorocaba no dia 16 de maio, às 19h, no espaço Psicologia no Cotidiano (www.psicologianocotidiano.com.br). O psicanalista reichiano Claudio Mello Wagner conversa com o poeta Luis Serguilha sobre “Corpo: Relações-afetivas no Cotidiano”. 
No dia 17 de maio, às 19h30, no SESC/ Sorocaba, o poeta Luis Serguilha participará novamente com o professor Rodrigo Barchi, Coordenador do curso de Geografia da Uniso, no debate do tema “Ritmos de pensamento: poéticas com as ecologias infernais e ruidosas”.
O evento segue no dia 22 de maio, às 18h30, no Iguatemi Business, com a presença do artivista Bené Fonteles, que irá proferir a conferência “Ocataperaterreiro: Conversas para adiar o fim do mundo”. Ele abordará seu último trabalho construído em 2016 na 32ª Bienal de Arte de São Paulo: Incerteza Viva. E no dia 23 de maio, Bené estará em Salto de Pirapora para uma roda de conversa no Quilombo Cafundó. 
No dia 24 de maio, novamente no SESC/Sorocaba, às 19h30, uma mesa-redonda sobre “Movimentos de pensar: dimensão estética, ecológica e política da vida cotidiana” terá a participação dos professores Marcos Reigota, da Uniso, e Leandro Belinaso Guimarães, da UFSC, e do artivista Bené Fonteles.
O evento também será levado a Minas Gerais, em Caldas/Pocinhos do Rio Verde. O grupo de estudo participará da Residência Artística – Travessia de Pedra, que acontecerá no dia 20 de maio.
E para encerrar a programação deste semestre, de 1 a 4 de junho, o grupo estará no SESC/ Santos, com o evento “Cinema e Ambiente - Ritmos de pensamento”, que contará com palestras sobre os movimentos ecologistas e as políticas da escrita e das artes.

COMENTÁRIOS