Offline
A uma semana do verão, termômetros marcam 35 graus em Sorocaba
15/12/2023 10:38 em Novidades

A uma semana do verão, que começa no dia 22, os termômetros devem registrar cinco graus acima da média até domingo (17) em alguns estados, incluindo São Paulo, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na RMS, com base em comunicado da Defesa Civil estadual, a temperatura deve alcançar os 35ºC até este sábado (16). Porém, a sensação térmica, sobretudo em períodos de incidência solar, tende a ser maior.

Nestes dias, a nebulosidade deve ser bem pequena. Não há previsão de chuva. O motivo de tanto calor é o fenômeno natural El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico), que pode permanecer durante o verão.

Com tanto calor, sentido com mais força desde novembro, a saída para muitas pessoas foi a compra de ventiladores e ar-condicionado.

Gerente de uma loja de eletrodomésticos do centro de Sorocaba, Gisleno Rodrigues, disse que a procura foi tanta que, em alguns períodos, chegou a zerar o estoque.

“Mês passado muita gente veio atrás e continua vendendo bem. É só sair notícia de onda de calor que alguém vem pra loja, e, como o ar-condicionado ficou mais barato, acaba saindo bastante também.”

A dona Neucina Rosa estava no estabelecimento acompanhada da filha e não largava uma toalhinha por nada. É com ela que a aposentada secava o suor. “Sinto muito calor e não posso com ventilador ou ar por que ataca as ‘ites’ (rinite, sinusite, etc). Quando está muito quente, durmo com a janela aberta e durante o dia bebo muita água. É o jeito!”, diz.

 

fonte : https://www.jornalcruzeiro.com.br/a-uma-semana-do-verao-termometros-marcam-35-graus-em-sorocaba.html

COMENTÁRIOS