Offline
Vandalismo causa prejuízo ao transporte público e usuários
15/12/2023 11:32 em Novidades

 

O transporte público de Sorocaba é utilizado por milhares de passageiros diariamente, principalmente para trabalhar e estudar. Com um total de 371 veículos, a frota circula pelos bairros de todas as regiões da cidade. No entanto, um problema antigo insiste em reaparecer -- os atos de vandalismo no transporte coletivo.

Segundo a Urbes - Trânsito e Transportes, as pichações em ônibus, nas estações e nos pontos de paradas são as práticas de vandalismo mais comuns neste setor. Há, ainda, danos em janelas de coletivos e em abrigos nos pontos de parada.

Em algumas situações, as atitudes são ainda mais graves, como os incêndios criminosos. O caso mais recente ocorreu em 12 de setembro, no Parque das Laranjeiras, na zona norte. Na ocasião, o motorista foi abordado por um grupo de pessoas que ateou fogo em um contêiner de lixo e jogou o objeto dentro do coletivo. Os passageiros e o condutor conseguiram sair e ninguém se feriu. Já o ônibus, ficou completamente destruído.

Em junho deste ano, pessoas também incendiaram um ônibus na avenida Adão Pereira de Camargo, próximo à entrada do Jardim Nova Esperança. Motorista e passageiros teriam sido forçados a descer do transporte.

De acordo com a Prefeitura, os custos gerados pelos atos de vandalismo no transporte público variam e aumentam em razão da compra de peças de reposição, por exemplo, gerando prejuízo aos usuários e ao erário público. O subsídio do Município para o transporte coletivo previsto para este ano é de R$ 219 milhões, conforme previsto na Lei Orgânica do Município (LOA).

Para coibir essas ações nos ônibus, a administração pública utiliza o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), na sede da Secretaria de Mobilidade (Semob), no Alto da Boa Vista. A central é responsável pelo controle de mais de 2,5 mil câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade. A central integra equipamentos da Urbes, da Guarda Civil Municipal (GCM), do Sistema BRT Sorocaba e da iniciativa privada. Ou seja, além dos próprios públicos e principais vias, elas também estão nos terminais de ônibus, em pontos nos bairros e dentro dos coletivos, inclusive.

A partir do CCOI, a Sesu e as equipes da Urbes e da Semob realizam atendimentos de demandas e acionam as viaturas, além de direcionar ações e operações dos demais setores da Administração Municipal. Em caso de denúncia, o contato com a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) é pelo fone 153 e com a Semob/Urbes é pelo 118. Paralelamente, a Guarda Civil Municipal (GCM) segue com o patrulhamento diário intensificado, em todas as regiões da cidade, inclusive nos fins de semana e feriados.

Além disso, a Urbes programa uma nova campanha de conscientização sobre o tema para os usuários. O projeto está sendo concluído e, logo mais, será colocado em prática

 

Fontes : https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2023/12/726103-vandalismo-causa-prejuizo-ao-transporte-publico-e-usuarios.html

Foto : Guilherme costa Busólogo

COMENTÁRIOS