Offline
Atletas com deficiência visual buscam medalhas em família nos Jogos de Paris 2024.
Novidades
Publicado em 22/08/2024

Naturais de Rondônia, os irmãos Kétyla e Kesley Teodoro foram convocados para representar o Brasil no atletismo durante a Paralimpíada de Paris 2024, que acontecerá entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Ambos são portadores da doença de Stargardt, uma condição genética hereditária que afeta a retina e, apesar das limitações visuais, têm se destacado no paratletismo, representando a cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

Kétyla, de 29 anos, e Kesley, de 31, começaram a praticar atletismo em 2012, e desde então, têm dedicado suas vidas ao esporte. Kétyla compete na classe T12, destinada a atletas com baixa visão agravada. Ela começou sua jornada esportiva há 12 anos e, nos últimos cinco anos, tem representado a Associação Paraolímpica de Campinas (APC). “O esporte educacional inclusivo foi o que me levou ao esporte de alto rendimento, uma oportunidade que pode ser gerada para muitas crianças”, afirmou Kétyla, destacando a importância das iniciativas inclusivas desde a base.

Kesley, por sua vez, também compete na classe T12, que permite aos atletas a opção de correr com ou sem guia. Diferente de sua irmã, ele opta por correr sozinho, uma escolha que reflete o desafio de encontrar um atleta-guia com o nível necessário para acompanhar seu ritmo. “Eu corro na categoria T12, em que é opcional ter ou não um guia. Mas ainda existem as categorias T11 e T13, com níveis diferentes de deficiência visual”, explicou Kesley.

Os irmãos veem o esporte como uma ferramenta transformadora que impactou profundamente suas vidas e a de sua família. Kesley destaca que, nos últimos cinco anos representando a APC, eles tiveram a oportunidade de participar de Paralimpíadas e de dois campeonatos mundiais. “E tudo isso começou na base”, emocionou-se Kesley, refletindo sobre a jornada que os levou ao cenário internacional.

A convocação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 marca mais um capítulo na história de superação dos irmãos Teodoro, que agora se preparam para representar o Brasil com determinação e esperança de conquistar medalhas para o país.

Para mais informações: https://jornalistainclusivo.com/atletas-com-deficiencia-visual-conquistam-vaga-para-os-jogos-de-paris-2024/

Comentários