Offline
Congresso de Educação recebe pesquisadores internacionais
19/10/2016 06:38 em Novidades

 

 

 

 

De 24 a 26 de outubro, será realizado o I Congresso Internacional de Educação - “Cotidiano Escolar: (in) quietudes e fronteiras em conhecimentos e práticas educacionais”, que terá conferências, sessões de conversa e mesas-redondas, com a participação de pesquisadores de referência do Brasil e também da Alemanha, Colômbia, Espanha, Japão, México e Suíça.
Ao longo dos três dias, estarão em pauta temas como pesquisas e práticas docentes, crianças, culturas e educação, minoridades no cotidiano escolar, escolas: (in)quietudes e fronteiras, educação e multiculturalismo, e corporeidades no cotidiano escolar.
Para a conferência de abertura, o convidado é o professor Lupicínio Íñiguez-Rueda, Coordenador do Programa de Doutorado em Psicologia Social, da Universitat Autônoma de Barcelona, com doutorado em Filosofia e Letras.
O evento também terá a apresentação de cerca de 200 trabalhos científicos trazidos de mais de 50 instituições de várias regiões do País, como do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Manaus, Pará, Minas Gerais e São Paulo.
As apresentações serão realizadas em seis eixos temáticos: Conhecimentos, arte e cultura; Formação e atuação docente; Perspectivas filosóficas e políticas da Educação; Processos educacionais e de subjetivação; Saberes e fazeres no cotidiano escolar; e Perspectivas históricas da Educação.
A programação contempla ainda atrações culturais, como o Grupo Ginástico da Unicamp, música com Dani Black, peça teatral “Rua sem saída” e o grupo coral infanto-juvenil Quilombinho, além de lançamento de livros e exposição da Associação de Leitura do Brasil (ALB).
O Congresso tem como objetivo discutir alguns dos desafios atuais na área educacional, manifestos no cotidiano escolar em múltiplas e diferentes culturas, a atuação dos profissionais de Educação, bem como compartilhar diferentes concepções científicas que se ocupam desses assuntos.
A realização é do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, que está completando 20 anos, com o apoio do DAAD-Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, de grupos de pesquisa parceiros e de pesquisadores da Uniso. São esperados profissionais, pesquisadores e estudantes de Educação e áreas afins.

As inscrições para ouvintes prosseguem até 23 de outubro. Clique aqui, confira a programação e inscreva-se.

COMENTÁRIOS